Música

        

Famoso em todo o mundo pela música original, vibrante e culturalmente expansiva que deu à luz, o Rio de Janeiro continua sendo uma das cidades mais importantes para o desenvolvimento e divulgação de antigos e novos gêneros.

        
        

I LOVE RIO explora épocas importantes da história musical profunda da cidade, mostrando o velho e o novo talento e divulgando informações sobre concertos de música clássica e espectáculos, festivais e festas através de uma variedade de ritmos como Samba, Forró, Jazz, Chorinho, Maracatu, e muito mais.

        
        Rio de Janeiro Musica ​​
 

Uma parte vital da CULTURA Carioca

        
  

A música é uma parte essencial da cultura Carioca. Exatamente tão importante como as praias e as florestas que abençoam Rio de Janeiro, a música no Rio permeia todos os aspectos da vida na cidade.

        

Como uma cidade que vive, respira e se move na música, o Rio de Janeiro é caracterizado por todo o mundo como um santuário para entusiastas de batidas e compositores. Relacionada à religião, identidade, celebrações e um modo de vida completo, a música encontra novos ritmos e papéis na alma de dia e de noite na cidade.

        

Tal é a importância da música no Rio, que o governo da cidade rotineiramente organiza e patrocina concertos gratuitos e festivais: artistas iniciantes, assim como estrelas famosas brasileiras e internacionais, rotineiramente tocam em eventos financiados pela cidade. Estrelas como os Rolling Stones, Rod Stewart, Black Eyed Peas, Lenny Kravitz, David Guetta, Stevie Wonder, e Roberto Carlos fizaram concertos gratuitos em Copacabana ou Ipanema - reunindo multidões enormes e desfrutando sucesso espetacular. Toda véspera de ano novo, uma variedade de concertos gratuitos são organizados em várias localidades do Rio de Janeiro, acolhendo tanto artistas como público de todo o mundo.

               
        
          

Cantores e músicos locais, nacionais, ou internacionais, sempre receberam muito respeito e atenção - várias importantes ruas, avenidas e parques no Rio de Janeiro são nomeados em homenagem aos líderes musicais Cariocas, que são frequentemente considerados como lendas e inspirações.

         
                  

Antonio Carlos Jobim, compositor de Garota de Ipanema, possivelmente a mais famosa canção composta na cidade, é reverenciado ao acolher todos os visitantes de dentro e de fora do território do Rio de Janeiro, tendo em vista que o aeroporto internacional local é nomeado  em sua honra. Uma das mais tradicionais ruas do distrito marco de Ipanema é nomeado em honra de Vinícius de Moraes, co-autor da mesma música.

        

As músicas são abraçadas e cantadas na rua, junto com os carros que passam, ou nos inúmeros bares de karaoke que existem na cidade. Não é raro presenciar uma pequena multidão de repente cantando ou dançando uma canção popular apenas por diversão, em um bar, na praia, ou em uma feira.

            
        
          

À semelhança do que as praias do Rio de Janeiro fazem, no Rio de Janeiro a música frequentemente preenche a lacuna entre as idades e classes - durante o carnaval, o Samba é um equalizador social, claro, e durante todo o ano muitas vezes, os jovens e os idosos cantam e dançam com os ritmos da mesmas músicas, nos mesmos lugares.

         
           

Cariocas amam a música e amam a sua cidade - como uma consequência, muitas das letras de numerosas canções Pop, Samba, e composições de Bossa Nova são sobre o Rio de Janeiro, ou seu amor pela Cidade Maravilhosa. Retratado em muitos aspectos amorosos, o Rio de Janeiro tem sido e continua a ser a musa Carioca mais célebre.

        

Remontando ao final do século XIX, o ritmo mais famoso nascido no Rio de Janeiro é o Samba, e tornou-se ainda mais popular pelas celebrações do carnaval de renome internacional. Contudo, o ritmo Bossa Nova também foi criado na cidade e recebeu muita atenção internacional desde que em 1962 a canção Garota de Ipanema tornou-se um sucesso. Mais tarde, o Funk Carioca, nascido nas favelas do Rio na década de 1980, tem se tornado uma expressão importante e popular da cultura local.

        

O samba é uma grande jóia no tesouro musical do Povo carioca, mas não é o único - uma variedade de outras misturas e melodias trazem vida a uma matriz ampla de sentimentos e descrevem o lado fascinante da personalidade desta cidade sensual.

        

O carnaval é o momento para o Samba e o Samba é a voz do Carnaval - mais ainda, esta melodia inconfundível é encontrada por toda a cidade durante todo o ano. Samba é o som nacional do Brasil, e diversificou-se em numerosos outros ritmos e expressões musicais, como Samba do Breque, um Samba com um ritmo muito particular onde o cantor pode apresentar um novo personagem, fazer um monólogo humorístico curto ou recitar uma mensagem no contexto da composição. Uma versão Samba de balada, com a dança e balanço alegres para as letras românticas, é o resultado do Samba Canção, que se tornou bastante popular em torno da década de 1950 e reuniu um grande número de adeptos, entre produtores e consumidores. Esses estilos também se chamam Sambas de meio de ano, porque também são comumente encontrados fora do período do carnaval.

      

Nascido a partir de uma mistura solta entre Jazz e uma batida mais suave de Samba, a Bossa Nova é uma criação Carioca icônica que tem inspirado milhares de artistas de todo o mundo, e com uma influência que continua até os dias atuais.

Mais tranqüilo e sofisticado, o próprio nome significa um nova maneira especial de fazer música já que "Bossa" é um qualificador do jeito Carioca, e "Nova" indica uma renovação e evolução. Isto é como definiram João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, entre muitas outras estrelas e gênios da música, quando criaram na década de 1950 o ritmo que carregaria um sentimento ainda desconhecido para o mundo.

        

Duas rotações de um disco são suficientes para as palavras Bossa Nova virem fluindo a partir do coração para os ouvidos - esse é o efeito que esse gênero particular tem sobre aqueles que sentem como o ritmo pode suavizar todas as arestas e magicamente colocar quem o ouve na terra de alegria, cor e calor: Copacabana

          
        
          

Os sons preciosos da família, amigos, alegres reuniões e festas espontâneas pelas quais o Rio de Janeiro é conhecido podem ser identificados com o Pagode, um muito querido e apoiado estilo musical, que une e expande todas as mais amadas características do Samba - a batida e as letras, com a sensação e a oportunidade de envolver pequenas e grandes multidões em uma música apaixonada.

         
              

Sendo a sociabilidade um dos mais significativos traços culturais do povo carioca, quando se trata de desfrutar música todo mundo se junta à equipe, seja fazendo a música ou cantando junto: no Rio a natureza gregária da música é tão fundamental quanto o próprio ritmo.

        

A batida moderna descendo das Favelas e tomando os rádios e casas noturnas é o Funk Carioca, como é às vezes chamado. Essa batida inclui componentes rítmicos de eletrônicos, Samba, Hip Hop e Rap. É muito popular entre as mais jovens multidões graças às canções cativantes e artistas proeminentes, bem como as misturas criado por DJs que se fundem neste gênero com outros representantes da Dance Music do mundo.

                  
        
          

O Rio de Janeiro é o lar de mais de 160 bairros, e, naturalmente, muitos desenvolverm uma identidade musical clara - seja esta em termos de estabelecimentos onde se ouve música, ritmos populares locais, ou ambos.

         
 

Alguns bairros são particularmente marcados pelos tambores, como a Lapa, o centro boêmio da cidade, onde alguns dos melhores restaurantes informais e bares são encontrados. Muitos cariocas e visitantes escolhem a Lapa para participar da diversão da dança e saborear os deleites do Rio. Nesta parte marcante da cidade estão localizados alguns dos mais famosos e tradicionais estabelecimentos, onde o Samba ainda vive, e onde todo mundo fica contagiado pela dança.

        

Outros distritos concentram-se em diferentes ambientes e estilos - Ipanema é o lar de uma série de estabelecimentos tradicionais de Bossa Nova, e recebe performances ao vivo diariamente. Também em Ipanema, estão vários centros culturais e lojas, onde os visitantes podem encontrar livros, registros e memorabilia da história e vida dos maiores expoentes e do próprio gênero.

        

A indústria da música brasileira é auto-sustentável: existem músicos e compositores suficientes na cena para produzir algo para todos os gostos na audiência o que, dada a grande comunidade e a grande variedade de gêneros, é uma notável realização. Esta é também a razão por que a música brasileira é tão bem conhecida no mundo inteiro, e porque a sua qualidade é tão alta e sua assinatura inconfundível.

              
        
          

Música ao vivo no Rio de Janeiro é outro dos grandes ícones da cidade, e é tão celebrado como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, ou a calçada em preto e branco ensolarada de Copacabana.

         
 

Concertos ou eventos musicais de grande escala são apenas parte da paisagem musical cidade - seja para celebrar o início de uma fase, um feriado nacional ou local, para cantar a vitória de um time de futebol ou as celebrações religiosas, Cariocas de bom grado juntam seus corações e vozes em coros espontâneos.

        

A música no Rio é uma parte fundamental da identidade do Carioca- compreender isso permite a um visitante compreender melhor a vida da cidade, e criar uma conexão mais profunda com os moradores. Saber um pouco sobre a cultura e herança musical do Rio de Janeiro vai obter o maior, mais simpático sorriso de qualquer Carioca.