Negócios

Consciente da importância crescente do Rio de Janeiro no mercado global, I LOVE RIO oferece uma ampla gama de informações sobre a economia da cidade, adequadas para pessoas de negócios, empresários e economistas.


Idéias úteis sobre como conduzir o negócio e se engajar com a cultura do mercado local são fornecidas, tanto para aumento do entendimento quanto para consciência. Indústrias em expansão e empresas locais estão posicionadas no centro do palco, juntamente com técnicas e contactos úteis para se engajar com empresários locais e desenvolver iniciativas bem sucedidas. Ao ligar leitores diretamente com as instituições e empresas, o site também promove o comércio e o desenvolvimento local.


Rio de Janeiro Negócios no Rio

Infraestrutura e recursos


As economias do Brasil e do Rio de Janeiro tem ficado mais fortes na última década: políticas macroeconômicas inovadoras, a descoberta de recursos naturais adicionais, e significativas reformas sociais têm ajudado a aumentar as exportações e a apresentar o Brasil como um atrativo destino de investimento.

Estratégias para a melhoria de áreas subdesenvolvidas, forte apoio de empresas privadas, e iniciativas bilionárias para melhorar a infra-estrutura geral, tais como comunicação e transporte estão no topo da agenda dos governos federal, estaduais e municipais- o que resulta em um clima econômico dinâmico atraindo investidores internacionais e empresas comerciais.

As agências governamentais têm fundos alocados em uma escala sem precedentes para melhorar a infra-estrutura e instalações em todo o país, preparando o palco para uma força de trabalho maior, e dando mais oportunidades para investimentos no futuro.

O governo brasileiro tem posicionado o Brasil como um líder global, oferecendo ajuda aos países vizinhos, liderando Missões das Nações Unidas e fazendo parcerias com países Africanos e Sul-Americanos para desenvolver infra-estruturas e iniciativas bilaterais.


O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil e um grande centro financeiro, comercial e de transporte. Depois de São Paulo, o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com o segunda maior produto interno bruto no país, estimado em cerca de 150 bilhões de reais por ano. A região metropolitana constitui o segundo maior centro nacional de riqueza, com 70% da força econômica do Rio de Janeiro.


Beneficiando-se de ser a capital federal do Brasil até 1960 por quase 200 anos, Rio evoluiu para um vibrante centro administrativo, financeiro, comercial e cultural.

A cidade é lar de uma infra-estrutura sólida com um porto importante, um aeroporto internacional, um aeroporto doméstico, duas linhas de metrô, várias linhas ferroviárias inter-municipais e uma rede de transporte público de centenas de linhas de ônibus com milhares de ônibus.

Rio é a sede de grandes empresas financeiras, de telecomunicações e entretenimento, privadas e estatais. A recente descoberta de petróleo na Bacia de Campos no Rio fez com que o Rio se tornasse a base principal de várias companhias energéticas brasileiras e estrangeiras, e companhias de óleo e gás. De fato, a região do pré-sal do Brasil, uma enorme área de águas profundas com reservas de petróleo sob uma espessa camada de sal, pode armazenar até 100 bilhões de barris - fornecendo uma enorme demanda por serviços baseados no Rio.

A cidade é um importante centro financeiro e bancário, e atividades de investimento do Rio incluem o setor imobiliário, fundos de desenvolvimento e gestão, e o segundo maior mercado de ações no Brasil. Criada em 1845, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, foi o primeiro mercado de ações a ser estabelecida no Brasil, mas hoje negocia exclusivamente valores mobiliários do governo.

As indústrias de Construção naval, metalurgia, refinarias, gás e petroquímica, farmacêutica, têxtil, de processamento de alimentos e móveis estão na cidade. Além disso, importantes organizações brasileiras de entretenimento, televisão, impressão e publicação têm operações na região metropolitana.

A presença de um grande porto resultou no Rio de Janeiro passar a ser um centro vital de atividades internacionais de importação e exportação, assim como de comércio costeiro com outras áreas do Brasil e América do Sul.


Turismo e entretenimento são importantes aspectos da vida econômica do Rio, já que a cidade é um importante destino para visitantes brasileiros e estrangeiros, com o potencial de turismo internacional em constante evolução. Espera-se que a cidade cresça significativamente nesta área, em parte como resultado da hospedagem de grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, que trouxeram um influxo de fundos, dezenas de novos hotéis, e potencial para um mercado já em franca expansão.


O Rio de Janeiro costeiro, tem um dos mais fortes mercados de turismo e econômicos do mundo - é também o mais popular destino para a maioria dos 50 milhões de turistas brasileiros que passam férias nacionalmente a cada ano.

Historicamente, o setor de serviços foi a parte mais importante da economia do Rio de Janeiro e juntamente com o pequeno comércio mantém a cidade próspera durante todo o ano. Milhares de grandes e pequenas empresas fabricam e vendem alimentos, roupas, eletrodomésticos, móveis, cigarros, artigos de couro, jóias, artes e ofícios. Recentemente, a fabricação de produtos eletrônicos e computadores começou a desempenhar um forte papel na economia.

Existem mais de 200 mil empresas registradas no Rio, oferecendo uma série de diferentes produtos e serviços. A grande maioria destas empresas são micro e pequenas, com menos de 100 empregados. O setor dos serviços e da administração pública, representa mais de 70% do total de empregos na cidade, o comércio responde por cerca de 16%, a indústria 10% e a construção civil 5%.

Rio de Janeiro também é o lar de quase 24.000 empresas industriais que fornecem empregos para mais de 800.000 pessoas. Uma muito maior classe média e uma economia em expansão têm impulsionado a demanda por jovens profissionais com ensino superior, fazendo da cidade uma nova terra de oportunidade. Marcas brasileiras preenchem as casas das famílias da América do Sul, e estão expandindo ativamente nos mercados globais, com o Rio de Janeiro e São Paulo no coração desta expansão.

Fatores favoráveis para o investimento atual no Rio incluem a expansão do mercado interno, a demanda por commodities, investimento em segurança pública, marketing de alta qualidade, eventos-plataformas e a disponibilidade de talento.


A População do Rio de Janeiro é de cerca de 6,4 milhões pessoas, atingindo quase 12 milhões de pessoas quando incluída a maior área metropolitana - um mercado consumidor ainda maior aparece quando tendo em conta os mais de 1,6 milhões de turistas que visitam o Rio anualmente.


Especialistas previram que haverá R$488 bilhões investidos no setor de Petróleo e Gás no Brasil entre 2014 e 2017, e a maior parte deste dinheiro será concentrado no Rio de Janeiro, onde uma média de 80% dos recursos do país reside.

Rio oferece espaço para crescimento e significativas oportunidades de negócios no setor de construção naval, infra-estrutura rodoviária, portos, aeroportos, telecomunicações e turismo. A cidade tem o terceiro maior porto e distrito de transporte no país, e grandes investimentos estão em curso para a sua renovação e expansão.

A população crescente e infra-estrutura melhorada das favelas, em conjunto com o aumento da renda da população, têm atraído mais e mais comércio e negócios para as áreas menos desenvolvidas do Rio. Este novo negócio reforça as economias das comunidades locais, e visivelmente aumenta a renda e qualidade de vida dos moradores. Estudos e dados mostram que a crescente demanda gera ampla oportunidade de expandir o comércio para atender às necessidades locais.

Aumentar exponencialmente o interesse e compromisso com empresas de negócios, foi recebido com esforços por parte dos governos e organizações não-governamentais para sustento e apoio do desenvolvimento das economias locais das favelas, vendo no seu crescimento o potencial para um Rio mais forte e mais unido. Seminários, oficinas e palestras são regularmente hospedados para promover o empreendedorismo e apoiar as empresas existentes.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas, ou Sebrae, promove o desenvolvimento de empresas locais em comunidades pacificadas desde 1996. Em 2011, desenvolveu um projeto apoiando mais de 60.000 empresários por meio de reuniões, bem como a prestação de aconselhamento e promoção de formação específica.


A Reputação e o potencial comercial no Rio tem desfrutando de uma condição de crescimento contínuo e, como tal, a cênica configuração da cidade atua como terreno fértil para os consumidores, produtores e especialistas para moldarem a paisagem internacional seus campos.


À luz do crescente interesse de investimento, o Rio de Janeiro é palco de uma série de feiras e convenções de prestígio onde os consumidores e produtores compartilham idéias, fazem contatos e inovam. A cidade possui uma feira de Petróleo e Gás. Uma conferência bienal com mais de 1.500 participantes, hospedados pelo Instituto de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e também a feira internacional anual Navalshore.

Uma feira importante para  produtos suplementares de vitaminas e proteínas, e outra para o vestuário e equipamento desportivo atestam o mercado forte para os produtos relacionados com a saúde e fitness. Ao mesmo tempo, a indústria da moda no Rio vem crescendo em abrangência e reputação ao longo dos últimos anos, e a cidade agora abriga uma variedade de feiras de moda e eventos.