Cultura

I LOVE RIO é apaixonado por cultura, e procura cobrir a grande riqueza de criatividade artística que reluz por todos os lados da cidade, em todas as suas formas tradicionais e inovadoras expressões.


O repertório do Rio de cultura tradicional é exposto, incluindo festivais de cinema, peças de teatro, exposições de arte e espetáculos de dança. Manifestações artísticas desde teatro fino até tesouros autênticos da favela são exibidos para os leitores, adicionando textura ao portfólio cultural da cidade.


Rio de Janeiro Cultura

CARIOCAS SÃO A ALMA DO RIO


 "Cultura" é um termo aberto e fluido que se refere a qualquer coisa produzida pelo intelecto humano. Ele inclui a arte tradicional, tais como cinema, teatro, dança e exposições, bem como recreações do dia-a-dia que formam a essência e o caráter de uma população. A cidade do Rio de Janeiro é verdadeiramente rica em patrimônio e diversidade, combinando criatividade e inspiração.

Quando o Rio de Janeiro vem à mente, há uma abundância de imagens: praias, futebol, carnaval, churrasco, e a bebida nacional "caipirinha" - Contudo, mais do que tudo, é o povo da cidade que faz o Rio o que ele é.

Chamados "Cariocas", os habitantes do Rio de Janeiro formam um grupo muito diverso culturalmente, pois eles vêm de diferentes heranças, culturas e credos - com traços inegáveis ligando a cultura carioca: um bom humor global, amor pela vida, simpatia e calorosa hospitalidade.


Abertos e acolhedores, Cariocas são a parte vital do que faz do Rio um destino tão popular: dotado de uma atitude otimista natural, as pessoas de Rio são especialmente distinguíveis por seu sorriso genuíno, espontaneidade e natureza inquisitiva.


Central para a cultura geral Carioca é o vital papel que a família e os amigos tem nas vidas uns dos outros: aniversários são sempre comemorados rodeados por muitos amigos e pela família estendida, e toda ocasião é a oportunidade perfeita para se reunir e socializar. Esportes, música, e as ensolaradas tarde ao ar livre são melhor apreciadas na companhia de outros, e no fim de semana churrascos são um equalizador na vida local.

Parte da filosofia local é o interesse sincero em aprender sobre as formas e modos de outras partes do mundo, e incorporando muitos elementos novos na paisagem cultural local, dando nascimento a expressões especialmente cariocas, como o gênero musical Bossa Nova e uma variedade de jóias gastronômicas, artísticas e literárias.

Um aspecto que empresta aos Cariocas seu espírito distinto é a tendência de incorporar influências de muitas culturas diferentes em um estilo charmoso e brincalhão.

Ao longo do século passado, a atmosfera descontraída, belas paisagens e o coração aberto do povo do Rio agiram como musa por grandes autores, poetas e compositores como Tom Jobin e Vinicius de Moraes, criadores da Bossa Nova marco música Garota de Ipanema.

Estes mesmos aspectos da cidade tem atraído alguns dos artistas mais talentosos de todo o mundo, e um grande afluxo de capital humano tem instigado desenvolvimentos fenomenais no produto cultural da cidade.


A mais famosa e internacionalmente visível expressão da cultura do Carnaval Carioca é a verdadeiramente espectacular celebração que tem lugar todos os anos: milhares de residentes marchando em uníssono desfilando com trajes muito sofisticadas ao som de música de samba.


Mundialmente famoso em todo o mundo durante décadas, o Carnaval no Rio é uma celebração de cinco dias verdadeiramente selvagem e espetacular, envolvendo milhões de pessoas, e que permeia todos os cantos da cidade, dia e noite. Realizada 40 dias antes da Páscoa, Carnaval começa oficialmente na sexta-feira e só termina na quarta-feira de cinzas. No entanto, as celebrações pré-carnaval começam com mais de uma semana de antecedência, e continuam até o domingo, depois da quarta feira de cinzas.

Carnaval no Rio de Janeiro remonta ao século XVII, quando a nobreza Portuguesa realizou festas e comemorações com base nas suas tradições européias nobres. Com o tempo, estas celebrações absorveram elementos específicos da  cultura indígena e Africana, e culminaram em uma mistura única e altamente espetacular profundamente influenciada pelo Folclore afro-brasileiro.

Além do Carnaval, no Rio de Janeiro uma vasta gama de expressões artísticas e diárias acontecem em toda a cidade a cada dia do ano, muitas vezes inspirados pela própria cidade e pela presença de inúmeros artistas, escritores e músicos.

Especialmente importantes no Rio de Janeiro, livrarias estão nas ruas da cidade, hospedando uma grande variedade de eventos artísticos importantes, como lançamentos de livros, leituras, recitais e discussões. São espaços de mistura, onde pessoas comuns, artistas e intelectuais conhecem e compartilham idéias, e onde a literatura e arte misturam-se com café, comida, música, lazer e debate.

O Rio também recebeu aclamação ao longo das últimas décadas por sua contribuição para o mundo das artes visuais. Isto é em parte devido ao investimento público e privado em galerias e exposições em toda a cidade: o Museu de Arte do Rio foi inaugurado em 2013, e abriga exposições encantadoras e eventos durante todo o ano. O Museu de Arte Moderna, bem como o Centro Cultural Banco do Brasil, também oferecem um programa de exposições internacionalmente reconhecidos.

Outro aspecto do repertório cultural do Rio de Janeiro é o seu teatro. O Teatro Municipal, é um dos maiores e mais marcantes edifícios da cidade. Construído no estilo barroco na Cinelandia em 1909, exibe principalmente concertos clássicos, óperas e ballets, bem como alguns teatros musicais. O Instituto OI também criou dois teatros nos bairros de Flamengo e Ipanema, executando uma riqueza de diferentes performances artísticas, proporcionando uma extensa programação de teatro para audiências de jovens e idosos.


A Cultura da cidade também pode ser definida pelas atividades cotidianas e maneirismos de seu povo. A arte do graffiti, skate, pesca e kitesurf são os principais componentes de vida contemporânea do Carioca, juntamente com certas expressões, gestos, gostos e tendências que formam o tecido compartilhado de uma rica e unificada sociedade.


O termo "Jeito Carioca" é um termo famoso usado para denotar a maneira criativa, positiva e engenhosa que as pessoas Rio superam obstáculos e adversidade.

Estas características surgem tanto de áreas ricas da cidade como das comunidades em cima das colinas. Favelas têm histórias e tradições longas, variadas e vibrantes que continuam a ter um papel muito influente na formação do caráter essencial cidade.


Aumento do desenvolvimento e investimento na cidade levaram à criação de eventos que tem literatura, cinema e arte inquestionavelmente avançados no cenário global, e alargam o acesso à cultura entre os habitantes do Rio de Janeiro.


O "Festival do Rio" que começou em 1999, é um dos festivais de cinema mais importantes do mundo e tem mostrado alguns dos maiores talentos na direção, como Costa Gavras, João Pedro Rodrigues, e atores mundialmente famosos como Samuel L. Jackson, Jeremy Irons e Helel Mirren.

A cidade abriga uma feira internacional do livro, onde editores, livrarias, autores conhecidos e entusiastas se reúnem para descobrir e discutir literatura, oferecendo um espaço para comunicação provocativa e fecunda entre os intelectuais e o público em geral.

Cada ano, o Rio sedia o Anima Mundi, um festival de filmes de animação inovador e envolvente com filmes animados de todo o mundo. Reconhecido pela Academia Internacional da Oscars, é o maior evento de animação na América Latina, atuando como uma plataforma para os artistas mais novos e mais originais no campo.

Um fim de semana a cada inverno, pintores, escultores e artistas visuais abrem as portas de suas casas e estúdios no coração criativo da cidade - o belo e boêmio bairro de Santa Teresa - para um evento chamado Arte de Portas Abertas.

Desde 2003, o Rio de Janeiro sediou o altamente prestigiado festival FLIP na charmosa e histórica cidade de Paraty. O Festival Internacional de Literatura reuniu alguns dos escritores contemporâneos mais amados e aclamados pela crítica, incluindo Julian Barnes, Don DeLillo e Hanif Kureishi.


Destacando o aspecto religioso da cultura do Rio de Janeiro, a estátua icónica do Cristo Redentor rasga os céus majestosamente sobre a cidade, simbolizando e testemunhando a profunda e enraizada conexão entre cariocas e a fé cristã. Retratado com braços abertos, o monumento lembra a todos os visitantes a natureza acolhedora da cidade e seu povo.


O Brasil é um país muito religioso, e por causa da diversidade de sua população, muitas vezes religiões incorporam influências do catolicismo, protestantismo, paganismo, espiritismo europeu e africano, crenças indígenas e religiões e rituais africanos - com destaque para a abertura exemplar e integração cultural de ambos Rio de Janeiro e do país como um todo.

As duas influências mais predominantes na fé da população são o cristianismo europeu, e os sacramentos e costumes que migraram para o país junto com os escravos africanos. Até meados do século 20, mais de 90% dos brasileiros eram católicos, tornando o país o maior país católico do mundo, com um rápido crescimento no protestantismo evangélico ao longo dos últimos 50 anos.

Os feriados religiosos e festas têm lugar ao longo do ano em homenagem a santos e datas sagradas de grande importância no folclore brasileiro e na história católica. Ao longo de todos os meses de Junho, Julho e partes de agosto, o Rio vira palco de uma ampla gama de festas ao ar livre e fechadas em honra dos santos importantes, invadindo as Celebrações católicas com música e culinária tradicional brasileira e afro-brasileira, como a música Forró e uma variedade de pratos tradicionais nacionais.